quarta-feira, 2 de março de 2011

O que você irá aprender?

Laboratório de Terapia Ocupacional A


* EMENTA: Estudo e vivência dos conceitos e fundamentos da terapia ocupacional e da atividade humana como expressão e clínica.


* OBJETIVOS: Proporcionar ao aluno de Terapia Ocupacional um primeiro encontro com a atividade – objeto  e instrumento de trabalho especifico da Terapia Ocupacional; fomentar através da realização de atividades, o olhar da subjetividade em relação ao objeto da T.O.; através da disciplina, estudos de conceitos e fundamentos da T.O, e do exercício de atividades práticas, iniciar um processo de aproximação e identidade da profissão; através de diferentes vivências de atividades, relacionada as temáticas atendidas pelo profissional da T.O na perspectiva da realidade brasileira, estimular nos alunos um olhar reflexivo e crítico sobre a atuação profissional, seu campo  de trabalho e seu instrumento terapêutico


 * PROGRAMA:

I. Vivencias de Atividades 1: atividade e identidade profissional
1.1 –  Atividades expressiva e de descontração gráfica
1.2 – Comunicação e expressão
1.3. – Fanzine como um recurso de criatividade, comunicação e expressão para a Terapia Ocupacional
1.4.- Expressão Plástica na Terapia Ocupacional: relato de caso – Claudio Gomis


II – Vivencias de Atividades 2: atividade e processos de subjetividade a partir da vivencia das mesmas.
1.1  – Cotidiano e Terapia Ocupacional
1.2  – Expressão, comunicação e identidades
1.3  – Expressão, comunicação e identidades
1.4  – Expressão, comunicação e identidades
1.5  – Expressão, comunicação e identidades: atividade de fomento de subjetividades coletivas.
1.6  -– Expressão, comunicação e identidades: atividade de fomento de subjetividades coletivas


III – Vivências de atividades 3:exercícios de observação e reflexão sobre
1.1  – o corpo e o trabalho
1.2  – o corpo e o trabalho
1.3  – Limitações e transcendências corporais
1.4  – Limitações e transcendências corporais
1.5  –Corpo,  Diversidade cultural e Terapia Ocupacional


IV- Processos de avaliação do aprendizado
1.6  – Análise da elaboração do portfólio até então
1.7  – Encerramento da disciplina


* METODOLOGIA: Aulas expositivas e dialógicas, seminários e vivência grupais de atividades com discussão das vivências e de textos.

 
* AVALIAÇÃO: Elaboração de um portfólio e participação em aula



* BIBLIOGRAFIA BÁSICA:


BATTISTI, M.C.G. Fábulas e Fobias: uma viagem à senso-percepção pela Terapia Ocupacional. São Paulo: Musa,2003.

BARBOSA, A.M.. A imagem no ensino da arte. Porto Alegre: Perspectiva/Fundação Iochpe, 1991

CAVALCANTI, A. E GALVÃO C. Terapia Ocupacional Fundamentação e Prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan 2007.

NEISTADT, M. E.; CREPEAU, E. B. Willard & Spackman’s Terapia Ocupacional. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário