A disciplina LAB B, conforme a ementa, apresenta o desafio de discutir, observar, refletir, criar e sentir a relação Corpo, Lazer, Trabalho e Cotidiano.
A partir de textos, investigação, fichas de leituras, invenção, criação e expressão, a disciplina possui módulos que de forma transversal, foram constituindo saberes e fazeres no campo da Terapia Ocupacional.
As concepções de dimensão simbólica e físicas que encontramos no módulo T.O Corpo e Corporeidade iniciamos com um trabalho reflexivo sobre a população da T.O, o campo de atuação e o corpo.
Esta atividade teve como proposta aprofundar a relação de observação e busca de conhecimentos realizando uma relação entre o público da Terapia Ocupacional, os campos de atuação e a relação do corpo. O corpo institucionalizado, o medicado, o diferente. O corpo que dança, que se expressa, que tem memória, que fala. O corpo que se encolhe e se quer invisível. O corpo que ama, que tem dor, que sente os impactos da raiva e da beleza. O corpo com coragem que continua caminhando. O corpo de todos e de um: a infância, a adolescência, a juventude, o adulto, a terceira idade. O corpo na cidade, o corpo do excluído dela, o que encontra barreiras, o que se manifesta com estranheza.
O corpo tem sua poesia: A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA QUER DIVERSÃO E ARTE!
Acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=5xs_vbQdsBs
http://www.youtube.com/watch?v=D9i_HPGQjUs
Para pensarmos o corpo e o trabalho , desenvolvemos atividades de observação e entrevista. A partir da interação dos alunos com profissionais do seu cotidiano, entre outros, os alunos puderam conhecer novas realidades entre o corpo e o trabalho e o trabalho e lazer, e o corpo e o lazer.
Nas entrevistas que encontramos, percebe-se que o exercício do olhar para as posições, os usos dos equipamentos, o local de trabalho, são um caminho de atuação da Terapia Ocupacional na Saúde do Trabalhador.
E quando estes trabalhadores são: manicure, porteiro, empregada doméstica, costureira, o olhar da gente parece se ampliar para as atividades que muitas vezes são desapercebidas. As condições sociais e a cultura interferem no uso do tempo livre, e as concepções de lazer são diversas: vale a pena acessar os blogs dos alunos pra conhecer!!!!
Embora corpo e o território não foi abordado diretamente, cabe destacar que ele esta transversalmente sentido e percebido a partir das diferentes reflexões e experimentos sensíveis e criativos da disciplina.
Território é Poder, para os geógrafos. Há uma disputa de sobrevivência, de capacidade de expressão e participação, invenção e criação, projetos de vida, produção de vida como prefere a Terapia Ocupacional.
Fica aqui a reflexão de Milton Santos nosso grande geógrafo negro, a experiência relatada na palestra de Daniela Osório na radio Nikosia em Barcelona, a música construção de Chico Buarque, o vídeo do Rappa, e o nosso querido Charles Chaplin.
* Corporeidade e Milton Santos: http://www.youtube.com/watch?v=rCghjEVkhSU&feature=related
* Chaplin: tempos modernos: http://www.youtube.com/watch?v=XFXg7nEa7vQ
Aqui, você complementa mais estas discussões:
http://www.geografiaportatil.org/files/arte-e-geografia.pdf, http://elfikurten.blogspot.com/2011/04/milton-santos-o-aspecto-humano-da.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário